Pós-parto exige cuidado com a alimentação
- Indexcom Agência
- 5 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
Se alimentar de forma saudável é necessário em qualquer fase da vida. Durante a gestação, os cuidados são redobrados para manter uma boa nutrição tanto da gestante quanto do bebê.

E essa atenção especial com a alimentação deve continuar durante o pós-parto, quando a mulher passa oferecer todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento da criança, através da amamentação.
A dieta materna tem total influência sobre os componentes nutricionais do leite. Por isso, uma alimentação balanceada vai ajudar a manter a saúde da mãe, inclusive na recuperação do peso saudável, assim como a nutrição do recém-nascido.
Basicamente, é indicado o consumo de alimentos naturais, sem conservantes e ricos em água (frutas e verduras), proteína (carnes, ovos, leite), ferro, vitamina C (frutas cítricas) e antioxidantes (frutas e vegetais). É importante evitar restrições alimentares (exceto em casos de alergias), consumo de álcool e açúcar.
Além disso, os especialistas em nutrição recomendam ao menos cinco refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar).
Mulheres com algum problema de saúde ou que apresentaram quadro de risco na gravidez devem contar com o acompanhamento do obstetra e de profissionais da área de nutrição para esclarecer dúvidas e manter uma boa saúde durante a lactação.
Comentarios