Gestrinona e Endometriose. Será que dá match?
- Indexcom Agência
- 7 de dez. de 2021
- 2 min de leitura

Mulheres que sofrem com endometriose sempre estarão em busca de tratamentos e terapias que possam lhe trazer mais qualidade de vida. Afinal, a endometriose é uma doença terrível, que causa dores e desconfortos, e afeta uma boa parcela da população feminina com idade entre 25 e 35 anos.
Umas das terapias que ajudam a melhorar as condições oferecendo bem-estar às mulheres que sofrem com a endometriose, é o tratamento hormonal com a gestrinona, por exemplo. Também surgem várias dúvidas sobre a combinação homônio e endometriose. Será mesmo que é seguro e traz melhorias?
Primeiro vamos entender como acontece a endometriose. Essa é uma doença crônica inflamatória, que causa bastante desconforto, mas também pode ser assintomática.
A endometriose surge através da inflamação do endométrio, tecido interno que reveste a parede uterina, e que geralmente é expelido por meio da menstruação. Em alguns casos, o endométrio se aloja fora do útero e nos arredores deste órgão causando a endometriose.
Já a gestrinona é um hormônio sintético que entre as suas funções, promove a inibição da liberação de gonadotrofina e ajuda a dificultar a produção de FSH e LH. Geralmente é administrado por meio de pílulas ou implante hormonal.
A gestrinona é indicada para o tratamento da endometriose, pelo fato de inibir a produção de estrogênio pelo ovário, o que pode oferecer mais qualidade de vida para a mulher.
Porém, é importante lembrar que o uso de hormônios tem os seus prós e contras. Entre os efeitos colaterais que podem aparecer (com intensidade variável de mulher para mulher) é o aparecimento de acne, e aumento dos pelos corporais, por exemplo.
Mas a gestrinona também pode colaborar com o ganho de massa magra, principalmente se aliado a práticade exercícios físicos, e a perda de gorduras localizadas.
O implante de gestrinona é feito de forma simples e rápida. O implante é colocado embaixo da pele, na região do bumbum, com anestesia local e com apenas um ponto na pele. Já dosagens hormonais são personalizadas para cada pessoa.
Por isso, se você sofre com os sintomas desagradáveis da endometriose, consulte o seu médico para avaliar a possibilidade do uso da gestrinona. Como todo medicamento, somente o médico poderá indicar o uso, com base no histórico de saúde particular de cada paciente.
Comments