Dicas para conversar com as meninas sobre a primeira menstruação
- Indexcom Agência
- 28 de mar. de 2022
- 2 min de leitura

Essa é uma fase de mudanças e a primeira menstruação faz parte desse processo.
Durante esse período de O período da puberdade são de emoções intensas e, muitas vezes, confusas para as meninas. transição é importante manter um ambiente de diálogo com a adolescente. Não é difícil encontrar mulheres adultas que falam como a primeira menstruação deixou traumas, por não terem com quem conversar e não saberem o que estava acontecendo com o próprio corpo.
Como abordar o assunto com a menina
A menarca (primeira menstruação) costuma ocorrer entre 10 e 14 anos, por isso, o ideal é falar sobre o assunto antes que ela aconteça para a menina já se preparar. O segredo é a adolescente saber que a menstruação é um processo fisiológico natural e que demonstra que o corpo dela está atuando de forma saudável.
Explique o que é a menstruação
A menstruação é um sangramento que acontece mensalmente, em geral, e tem duração de 3 a 6 dias. Quando não há fecundação do óvulo, o endométrio, que é o tecido que reveste o útero por dentro, descama, saindo na forma de sangue pela vagina.
Na mulher adulta, o ciclo menstrual dura de 23 a 35 dias. Porém, na puberdade, o ciclo menstrual não são regulares, por isso, não se preocupe.
Durante a adolescência, o organismo da menina passa a produzir hormônios que estimulam as mudanças corporais, tais como o aumento da secreção vaginal (o que é normal e saudável), crescimento dos seios, aparecimento de pelos nas axilas e na região do púbis, além do amadurecimento dos óvulos e a multiplicação do endométrio.
Não se apegue ao fator idade
As crianças são seres curiosos. E quando em contato com outras mulheres da casa que menstruam, é natural surgirem perguntas sobre o sangramento. Isso vale também para os meninos.
É comum crianças entre 3 e 5 anos que viram a mãe, a irmã ou a tia menstruadas, perguntarem se estão com algum machucado, já que para elas, o sangue representa algum ferimento.
Ao surgir questões como essa, é importante informar do que se trata de forma simples. A dica é dizer que as mulheres mais velhas sangram, que não machuca e que isso mostra que ela está saudável.
Se a criança já entende que a gravidez é quando há bebê na barriga da mulher, já é possível dizer que menstruar significa que não tem nenhum bebê na barriga naquele mês.
A menina menstruou. O que falo?
Se a menina menstruou, procure agir com naturalidade e carinho. É importante que a criança se sinta acolhida. Não faça piadas e nem diga que agora elas são “moças”. Isso pode causar ainda mais confusão em suas cabeças e deixá-las envergonhadas.
Mesmo menstruando, a garota será ainda uma menina e o processo de amadurecimento se dará com o tempo.
Nesse processo, respeite a privacidade dela e se coloque à disposição para ajudá-la no que ela precisar, como ao escolher os absorventes. Dê orientações práticas sobre o tamanho dos protetores e como enrolar e colocar no lixo.
Não há necessidade de levar a menina ao ginecologista somente porque menstruou. Leve-a caso ela apresente dores fortes, fluxo muito intenso, ardência ou coceira, ou se ela pedir para ver um ginecologista.
Lembre-se que menstruar é um processo natural.
Коментарі