Bons hábitos ajudam a equilibrar seus hormônios e melhorar a qualidade do seu sono
- Indexcom Agência
- 21 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Ter um equilíbrio hormonal é sinônimo de bem-estar. As mulheres sabem muito bem como qualquer desequilíbrio pode causar uma série de desconforto que vai além da alteração de humor.

Também afeta de forma negativa a produtividade, a função metabólica do corpo e principalmente a qualidade do sono.
O corpo humano secreta cerca de 50 hormônios por diferentes glândulas e cada um deles têm uma função diferente.
Você sabe quais os hormônios que estão associados ao sono?
São vários os hormônios que influenciam no seu descanso noturno, mas cinco deles são os mais ativos.
O estrogênio tem um papel importante no ciclo menstrual e, os níveis baixos desse hormônio, podem atrapalhar o seu descanso.
O progesterona, se em níveis baixos, causam alterações de humor e cólicas. Em níveis regulares, o hormônio fornece um efeito anti-ansiedade, o que ajuda a pegar no sono de maneira mais rápida.
A testosterona em níveis muito baixos pode levar à temida insônia.
A insulina, que controla os níveis de glicose no sangue, também pode afetar na qualidade no seu sono. Em descontrole, o corpo pode liberar mais insulina no organismo durante a noite aumentando os índices de glicose no sangue. Isso leva a uma noite agitada e cansaço no dia seguinte.
Cortisol é também conhecido como o hormônio do estresse. É ele quem controla os níveis de açúcar no sangue, regula o metabolismo, ajuda com a memória e reduz a inflamação. Em descontrole causa alteração de humor, depressão, ansiedade, entre outros problemas, além de um sono ruim.
A melatonina é quem regula os ciclos de sono, mas quando ficamos expostos à luz antes de dormir, nosso corpo libera o cortisol para nos manter acordados.
Dicas simples para administrar melhor seu sono e seus hormônios
Algumas dicas simples podem ajudar a equilibrar os seus hormônios e a conseguir uma noite de sono mais tranquila:
Reduza o tempo em frente à TV, tablets ou celular antes de dormir
Tente relaxar com atividades do seu interesse, seja com meditação, a prática de um esporte, desenhos, crochê
Não exagere na comida antes de dormir. Prefira alimentos mais leves, já que comer demais à noite pode aumentar os níveis de cortisol e insulina no corpo
Mantenha uma rotina, como dormir e acordar no mesmo horário diariamente
Preste atenção no seu corpo. Nada melhor do que autoconhecimento. O seu corpo vai te mostrar o que faz bem e o que interfere na qualidade do seu sono. Ouvindo o ritmo natural do seu corpo, você vai compreender qual a melhor rotina para manter seus hormônios em equilíbrio.
Commentaires